segunda-feira, 11 de julho de 2011

Impacto cultural comercial

Eu me atrevo a dizer: Onde vai parar a cultura brasileira com a comunicação falseada e comercialista?
Nasci em tempo de transição da cultura em geral. Com a explosação da midia, grande parte dos artistas do Brasil e do mundo tiveram oportunidade de mostrar seu trabalho e que esse chegasse ao alcance de todos. Mas entra ai um sério problema, com tanta produção o mercado fica saturado e o filtro da comunicação de massa não é seletivo, mas sim voltado ao mercado.  O que as pessoas querem assistir e escutar?
Respeito a preferência e os gostos das pessoas, mas será que até isso não foi imposto pelo império comercial?
A minha tendência, muito particular, é buscar o que está escondido. Por isso, gosto de assistir a filmes que não passam em shopping's, gosto de músicas que não tocam no rádio,  assisto a espetáculos de rua, reparo pintores de praça e por ai vai. São eles a base da minha cultura. Mas até para conseguir criticar o que passa além dos meus olhos, preciso ter contato primeiro.
Ontem fui assistir (em um shopping) o filme brasileiro "Cilada.com" com Bruno Mazzeo. Pegariamos a sessão das 19h40min, mas antes que conseguissemos chegar ao guichê de compra já tinha se esgotado. A sessão que assistimos, das 21h, também estava lotada. Bom, mas voltando ao filme, o cara é um ótimo comediante, um bom ator, mas venhamos, esse filme é muito comercial. Escrito e protagonizado por ele com base no seriado transmitido no canal fechado Multishow. Tem um pouco de comédia "sem graça" e um romancezinho enlatado. Um final previsivel e que só funciona nas telas. Mas na verdade, o objetivo aqui não é criticar o filme, mas sim onde a cultura brasileira chega ou deixa de chegar e porque.
Voltei discutindo com a Julia, minha irmã de 15 anos (que também escreve paro o blog) a respeito. E o comentário dela que iniciou o assunto foi: " É por isso que não gosto do cinema brasileiro ". Segundo ela, os filmes brasileiros só tratam de sexo e palavrões. Parei para analisar e percebi, pode ser um equivoco meu, mas só chega até ela, ou até a maioria das pessoas os filmes comerciais. Será que não é sexo e palavões que a sociedade quer ver?
Os filmes de grande bilheteria nos ultimos anos foram razoavelmente filmes de peso, entre critica, história e entretenimento (citando Tropa de Elite, Olga e Se eu fosse você) em que eu assisti. Mas a produção brasileira vai muito além de rostos conhecidos. Tem muitos filmes bons que não chegam a exibição geral por falta de interesse do comercial. Depois as pessoas colocam a culpa em quem faz o cinema brasileiro, mas os culpados são os que exibem não os que produzem.
A cultura do nosso país tem se transformado em dinheiro. Não tiro a grandeza disso, pois os artistas também tem que sobreviver e o único meio disso é "vender o seu peixe". Porém, digo agora como alguém que promove e está inserida nesse meio, como vamos ganhar dinheiro se não temos nossa imagem na globo? É aterrorizante olhar para grandes artistas, que tem potencial e que produzem coisas que deveriam chegar aos olhos e aos ouvidos da sociedade, escondidos atrás de suas produções.
Não tiro o mérito das grandes produções, pois eu também gosto de algumas delas, mas será que não está na hora de fazer diferente e dar voz a outras pessoas? Fica ai a minha indignação, de bons artistas o Brasil está cheio, o problema são suas produções chegarem a um minimo de conhecimento.

Anúncios